Escoteiros acampam no Horto

 ATIVIDADE MARCANTE
O Grupo Escoteiro Marechal Rondon – 41ºSP, fundado em 21/04/1955, em comemoração aos 60 anos de atividades ininterruptas, encerrará seu ano de atividades escoteiras com um Acampamento de Grupo, neste final de semana, na Floresta Estadual Navarro de Andrade.
Participam dessa atividade: Lobinhos, de 7 a 10 anos; Escoteiros, de 11 a 14 anos; Seniores e Guias, de 15 a 17 anos; Pioneiros, de 18 a 21 anos; Escotistas, Dirigentes e colaboradores, que são adultos voluntários e auxiliam no desenvolvimento das atividades escoteiras.
As atividades ao ar livre, como acampamentos, bivaques, excursões e outras tantas, são parte fundamental do desenvolvimento do Escotismo. Dar aos jovens a oportunidade do contato com a natureza, faz com que eles vejam as maravilhas que estão ao nosso redor, quão rica e importante é sua existência e quão necessária é sua preservação.
Através de jogos, desafios e outras atividades propostas pelos Chefes Escoteiros, num sistema conhecido como o “aprender fazendo”, os jovens aprendem diversas técnicas diferentes, incluindo primeiros socorros, cozinha, orientação, previsão do tempo por processos naturais, radiocomunicação, preservação do meio ambiente, convivência em grupo, respeito ao próximo e à comunidade, sempre focados no ideal de estar “Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível”. O Escotismo dá oportunidade para que o jovem se prepare melhor para a vida adulta, capacitando-o para ter uma participação pró-ativa na sociedade, além de estimula-lo a promover sua auto-formação com alegria, entusiasmo e com muita… muita diversão.
Os interessados em conhecer um pouco mais sobre esse Movimento de Jovens, que é o maior em todo o mundo, poderão visitar o Centro de Convivência da Floresta Estadual neste final de semana e descobrir um pouco mais sobre o que são e o que fazem os Escoteiros. E para aqueles que tiverem interesse, já estão sendo feitas pré-matrículas para o ano escoteiro de 2016 no Grupo Escoteiro Marechal Rondon.
Informações pelo e-mail secretaria@gemr.com.br .
Custa muito pouco ser escoteiro, porém, o que se aprende serve para a vida toda, não só para o jovem como também para sua família e para a comunidade onde vivem. E é por isso que dizemos: “Mais Escoteiros, melhores cidadãos”.
Ronan Augusto Reginatto
Diretor Presidente do 41ºSP
Grupo Escoteiro Marechal Rondon